Correio Popular Notícia




CAMPANHA
Semusa inicia vacinação contra H1N1 em Ji-Paraná

Data da notícia: 2016-04-08 19:08:51
Foto:

(Da Redação) A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciará na próxima segunda-feira (11) a vacinação contra a gripe H1N1 para os grupos de risco indicados pelo Ministério da Saúde (MS). Desta forma, o período de vacinação está sendo antecipado em três semanas, pois o dia ?D? de vacinação em todo o país acontecerá apenas dia 30 de abril.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Eliana Pereira, a vacinação foi antecipada por conta do aumento dos casos de H1N1 registrados nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e também pelos casos suspeitos registrados no Hospital Municipal de Ji-Paraná, nos últimos dias.

?Não temos nenhum caso de H1N1 confirmado em Ji-Paraná. Mas como temos casos suspeitos no Hospital Municipal, conseguimos antecipar o início da campanha de vacinação. Mas é muito importante que o Ministério da Saúde determina que sejam vacinados os idosos, crianças de seis meses a 4 anos, pessoas com comorbidades comprovadas por laudo médico, gestantes, puérperas que são mulheres de até 45 dias pós-parto e profissionais da área da saúde?, reforçou Eliana.

Segundo Rafael Araújo, diretor da Divisão de Imunização, deverão ser vacinadas em Ji-Paraná 25 mil pessoas dentro dessa faixa determinada pelo MS. Ele lembrou que os cidadãos não devem esquecer de levar o cartão de vacinação e que as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Casos suspeitos de H1N1
Nos últimos dias, foi amplamente divulgado em redes sociais que Ji-Paraná teria casos de H1N1 e que uma pessoa havia falecido por conta da doença. De acordo com o diretor do Hospital Municipal de Ji-Paraná, Antelmo Ferreira, a informação não é verdadeira.

?No dia 31 de março, o Hospital Municipal recebeu um paciente com sintomas de síndrome respiratória aguda, o qual passou a ser uma suspeita de H1N1. Então, automaticamente, nós isolamos esse paciente, e em parceria com o Cemetron de Porto Velho, com contatos quase que diários, eles nos passaram todas orientações necessárias para o tratamento?, assegurou o diretor.

?Inicialmente, esse paciente seria encaminhado par Porto Velho, mas eles [Cemetron] acharam por bem deixar ele em Ji-Paraná, recebendo os cuidados aqui. Foi iniciado o tratamento, e ele evoluiu muito bem. Hoje mesmo, já tive contato com ele. Está bem, e se alimentando. Quanto à paciente que faleceu ontem (7) não podemos afirmar se foi de H1N1. Foi coletado exame e encaminhado a Porto Velho, e só teremos resposta nos próximos 40 dias. A família está sendo acompanhada e recebendo todos os cuidados necessários?, explicou Antelmo Ferreira.

O diretor salientou ainda que foram reservados na clínica médica do HM 10 leitos e isolados, para colocar os pacientes sob suspeita de H1N1, para não trazerem nenhum risco aos pacientes que frequentam a unidade médica, bem como para preservar a equipe que trabalha no local.

?Está tudo sob controle, não existe motivo para alarde, não existe motivo para desespero e pânico em Ji-Paraná. Pedimos que venham para o hospital apenas aqueles casos que realmente sejam de urgência e emergência. E não aqueles casos de consulta médica de rotina?, orientou.

De acordo com o diretor, esses casos devem seguir para os postos de saúde para dar tranquilidade à equipe do hospital a fim para que ela possa agir de uma forma mais rápida e intensa nos casos de urgência e emergência, principalmente nos casos de síndrome respiratória aguda, com suspeitas de H1N1?.

Fonte:






Noticia vista 1139 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.